segunda-feira, 16 de março de 2009

Aulas de 14 e 15.03.2009 - Despedida?

Novamente as duas semanas passadas foram dedicadas aos trabalhos da disciplina, muitos textos, questões, filmes, blog, dissertação, etc. Que férias!

Na aula de 14/03/09, o professor Márcio concluiu os slides sobre as reformas na educação brasileira, relatando sobre o Decreto nº 5.154/2004, enfatizando que o documento revogou o Decreto nº 2.208, por um ato apenas político, para atender ao clamor de toda a sociedade, sem estabelecer novas diretrizes, quando poderia apenas ter regulamentado os artigos nº 36 e 39 a 42 da LDB. E colocou o fato em discussão na turma. Durante o debate surgiu um questionamento quanto às diferenças entre os conteúdos curriculares de Licenciatura e Bacharelado, tendo em vista que no bacharelado é mais aprofundado pelo fato de estar formando um pesquisador, no entanto, a licenciatura, com conteúdo mais superficial, está formando pessoas para irem às salas de aula, onde serão cobradas por um conhecimento mais profundo. Falando em pesquisa, foi visto que a escassez de pesquisas no Brasil não é um fato cultural, mas que se trata de uma política de dominação do Banco Mundial, pois não oferece empréstimos para pesquisa em países em desenvolvimento, entendendo que pesquisa é prática necessária apenas em países desenvolvidos.

O Professor passou um vídeo onde o Ministro da educação, Fernando Haddad, relata as mudanças ocorridas em relação ao sistema “S”, onde ficou estabelecido em Lei que 20% dos cursos do SENAC e 50% dos cursos do SENAI serão ministrados gratuitamente, e 1/3 dos recursos do SESC deverão ser aplicados em educação. Falou também da criação de 214 novas escolas técnicas. Sandra, do SENAI, informou que a maioria dos cursos no órgão já eram ministrados com gratuidade. Assistimos também ao vídeo da aula inaugural da ETAPI – Escola Técnica Aberta do Piauí.

Foram formados grupos para elencar ações de melhoria no ensino profissional e tecnológico, dentro dos questionamentos colocados pelo professor, incluindo eixos como: ações governamentais, institucionais, pedagógicas, operacionais, acesso e permanência dos alunos, financiamentos, formação de educadores, divulgação, etc.
Na aula de 15/03/2009, os grupos iniciaram a apresentação das ações elencadas. Logo no início, Fabiana abordou o tema da evasão escolar, relatando que a grande incidência ocorre no segundo semestre, logo após as férias de julho e sugeriu que o ano letivo, pelo menos nas escolas públicas, siga sem intercalação de férias, com o fim de reduzir a evasão. Acho a idéia pertinente e que o assunto deveria ser levado ao MEC.

As discussões ficaram mais concentradas nos itens divulgação, processo seletivo e permanência dos alunos nos cursos. O próprio MEC não divulga informações sobre o ensino médio integrado; muitos alunos abandonam os cursos por escolha desinformada, por não entenderem a durabilidade de quatro anos e buscam uma forma de ingresso nos cursos superiores, às vezes via judicial, logo após o terceiro ano, como nos cursos propedêuticos.

O Professor Márcio trouxe para a sala um lindo bolo confeitado e refrigerante, para marcar o encerramento da disciplina e homenagear as mulheres pela passagem do dia 08 e março. Obrigada Márcio! Eu falei encerramento da disciplina? Vírgula. Ainda temos até o dia 31 para concluirmos as impostações no blog.

Filme: O Diabo Veste Prada

O sistema capitalista envolve as pessoas até mesmo sem que elas percebam de imediato, sem que elas desejem ou busquem esse envolvimento. É algo que contamina e corrói a sociedade, especialmente pelo frenesi provocado na concorrência dentro do mercado de trabalho. O interior das empresas, como no caso do filme, ou o espaço de determinados nichos empresariais, parece um mundo à parte, onde não existe espaço para amizades, relacionamentos verdadeiros ou outros valores humanos, principalmente quando se trata de atividades ligadas ao mundo da fama.

No filme, O relacionamento hierárquico lembra a época da escravatura, sendo que se trata de uma escravidão moderna, envolvendo poder, dinheiro, fama que, de certa forma, “recompensam” ao escravo, podendo este, ao contrário de antes, escolher se quer ou não ser escravo. A protagonista do filme quando percebeu que seu envolvimento nesse mundo à parte havia mudado seu caráter, seu estilo de vida, bloqueado seus sonhos e afastado seus bons relacionamentos, decidiu abandonar a escravidão e retomar sua vida de onde havia parado.

Filme: O Homem Que Copiava

O filme retrata situações ainda comuns entre os jovens do Brasil de hoje: a alienação do trabalho repetitivo de apertar botões para copiar, sem qualificação, sem necessidade de treinamentos mais qualificados, sem ter que pensar e planejar para realizar, sendo vigiado através de espelhos, salário baixo, sem oportunidade de melhoria, sem plano de carreira, etc. Como cada errante tem suas justificativas, uma paixão traz a necessidade de um dinheiro que o jovem não tinha sobrando, pois suas receitas e despesas estavam rigorosamente empatadas, culminando com a chegada de uma copiadora nova e colorida. O jovem triste, que aparentava honestidade, teve a idéia de copiar uma nota de R$ 50,00, conseguiu passar, arranjou um parceiro, copiaram mais notas, assaltaram um banco. Ou seja, que caminhos possuem no Brasil de hoje, os jovens pobres, sem formação, sem emprego ou com emprego de salário mínimo, ou que vivem de bicos, diante da visão de tanto consumismo, esbanjamento e desperdício de uma parte favorecida da sociedade capitalista em que vivemos?

Um fato diferente nesse filme, é que ele não segue as deduções que normalmente vamos fazendo ao longo da exibição, por exemplo: que o jovem André seria preso pela polícia ou assassinado pelo “amigo” que lhe vendeu a arma, que a namorada Sílvia não o aceitaria após saber do assalto, que a loira amiga de trabalho fugiria com todo o dinheiro do prêmio,etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário